segunda-feira, 28 de julho de 2014

Balanço


Entraram acho que no sábado à tarde e eu estava a ver um vídeo do concerto de abertura.
- Last night concert? perguntaram
- Yes, I could not go, I was still working, so have to see it in video.
A conversa continuou com este casal de estrangeiros e rematei assim:
Parece-me tudo um sonho. Um sonho bom. Os meus filhos vão ter hoje a oportunidade de ver a melhor orquestra de música clássica nacional, conduzida por um maestro de renome mundial.. Em casa. É um sonho.

E acho que isto diz tudo do que foi para mim este primeiro Festival Internacional de Música de Marvão.
Tantas vezes se me encheram os olhos de lágrimas. Tantas. Lágrimas boas, de emoção pura.
A noite morna de verão, no concerto de gala. O céu e as estrelas ali tão perto. A casa cheia, a casa a transbordar de público. A voz da Juliane. O sorriso do Maestro.
O sorriso que o Maestro nunca perdeu. Sempre simpático para toda a gente, sempre disponível. Um sorriso que nos ensina que nos devemos concentrar sempre no que é essencial, no que é realmente importante. Apaixonou-se por Marvão há dois anos atrás e Marvão apaixonou-se por ele e pela sua música. E por amor ofereceu-nos a todos este festival.

No final do concerto de Gala a Diana, o Gonçalo, a Bia e os netos do Peter Eden foram entregar um raminho de alfazema. Neles, estavam todos os meninos de Marvão.Estavam todos os que viveram este sonho.

Tantas vezes me orgulhei de ver tanta gente empenhada para que tudo corresse bem. Agradeço do fundo do coração a quem pedi directamente ajuda, mas muitos mais há. TODOS, "  nenhum de nós é mais forte do que nós todos juntos", disse o Jorge esta manhã por mensagem.

Revejo mentalmente o concerto de encerramento. Os jovens coreanos que alojei aqui na Estalagem e que ora faziam os violinos chorar ora nos arrebatavam com a energia da sua juventude.
E o pôr do sol, o sol a pôr-se, quente e vermelho, visto do albacar. O sol que voltará na manhã seguinte tal como eu desejo tanto que também o Festival regresse para o ano que vem.

Foto do Jorge Rosado



2 comentários:

  1. Catarina, fico tão feliz por vocês e por Marvão. Estou a fazer figas para que a experiência se repita para o ano para que possa ir. O programa era maravilhoso e só de imaginar o palco estrelado no castelo, arrepio-me. Um beijo grande para todos os que se esforçaram para que este Festival acontecesse.
    Em especial, aqueles que conheço de Marvão! O Jorge do hotel D. Dinis (a simpatia em pessoa) e a Catarina da Mercearia.
    Um beijo,
    Ana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, 24 a 26 de Julho de 2015 a marcar na agenda!
      Beijinhos

      Eliminar