sexta-feira, 19 de julho de 2013

A moda do empreendedorismo

Há dias que são tão complicados
Dias em que as preocupações não nos largam, os prazos e as obrigações também não, em que as contas para pagar nos perseguem como leões famintos e desejosos de nos devorar inteiros.
Dias que começam às 7.30 para só acabar às 2.30 da madrugada seguinte, fazendo-nos perder a calma, a tranquilidade, da possibilidade de disfrutar do "estar" com aqueles que gostamos.

Vai-me dando cada vez mais graça a moda do empreendedorismo, juro que sim. É tão bom, tão bonito e tão fácil fazer e acontecer.
Mas é para os outros...
É tão injusto a conversa do, "então, qual vai ser o próximo projecto?", como se não fosse tão difícil ter chegado até aqui, manter a funcionar, fazer resultar...

O território é adverso, perde gente de dia para dia, quando são exatamente as pessoas que fazem tudo girar. O país está em modo adverso, e localmente , sabe Deus...nem o ano de eleições faz lembrar os do poleiro que há solicitações a responder, há coisas importantes a tratar, antes se dão beijinhos a velhinhos que resultam em pleno, para quê perder tempo com quem não vota em nós...para quê perder tempo com pessoas a quem já tirámos tudo...

Dói ver o que me rodeia. Dói ver a dificuldade de quem realmente merece e luta como eu para se manter à tona de água, enquanto outros por quem passo todos os dias não têm noção do que custa ganhar o dia a dia, o chegar ao final dê cada mês. Não sabem o difícil que é não ter quem nos ponha o salário na conta...
Há quem mereça, mas há tantos que não...há tantos que se queixam por nada...

Já não vou conseguindo ter paciência e tolerância, há dias que não consigo ter paciência para os xicos espertos, para quem não cumpre, não é sincero, quem pedincha sem dar nada em troca, quem copia, quem prejudica. Tento acreditar que quem faz mal aos outros recebe em dobro... mas tarda, tarda tanto,..

Lembro-me do dia em que estive num programa de televisão e quando cheguei a casa e liguei o computador li qualquer coisa parecida a esta frase, vinda de uma pessoa que eu não conheço nem nunca falou comigo:
- Parabéns Catarina, é preciso trabalhar mas também é preciso ter dinheiro...
Lembro-me da maldade e da inveja que está por detrás deste comentário. Esta pessoa, que eu já esqueci o nome,  não me conhece, nunca trocou duas palavras comigo. Mas ainda assim, e porque eu apareci contente e feliz num programa de televisão, acha que tem visão raio X para a minha conta bancária, acha-se no direito de menosprezar a luta que eu travo todos os dias.

Porque eu sei que tenho muita sorte. Que tenho muito, que estou no meu caminho e só preciso continuar em frente, afastando o que não interessa. Mas caramba, hà dias que são tão complicados, que desabafar é a única solução...mesmo que não se conte da missa a metade.
Dou voltas e voltas e tentar encontrar soluções, a tentar ajudar quem eu sei que merece, a sonhar no fundo...porque sonhar alivia o peso dos dias.

E agora siga, que ainda há muita coisa para fazer hoje...

3 comentários:

  1. Parabéns, Catarina por este artigo desabafo. Parabéns também pelos esforços feitos até agora que deram o fruto que podemos todos testemunhar hoje. Pode-se dizer que tem valido a pena! Ficamos todos mais ricos quando vamos à mercearia, podendo ver em qualquer objecto, em qualquer garrafita, em qualquer pacote de bolachas, de queijo, de rebuçados, o carinho e o gosto com que essas coisas foram reunidas. Por isso, não vu a Marvão sem lá ir e também lá fui só para ter o prazer de trazer uma lembrança ou de umas bolachas... Força!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns por tudo quanto tem feito acontecer e que é tanto. Ainda não tive o privilégio de ir conhecer a sua Mercearia, mas pelo que vejo aqui é um projecto que merece os maiores sucessos. Coragem e ânimo. Mesmo não a conhecendo gosto de si, como diria o meu pai "vê-se" que é uma boa cachopa e do que tem feito por Marvão.

    Também fico triste e desiludida quando há maldade gratuita, juizos de valor vindos de desconhecidos, quando se premeia e enaltece trafulhas.

    Desejo-lhe as maiores felicidades.

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Catarina os meus Parabéns mais uma vez...Só lhe posso consolar com o seguinte: a vida dos outros parece sempre mais fácil. Há sempre quem diga mal, mesmo que tudo esteja na perfeição, basta uma coisa não estar tão bem para gerar uma crítica com o objetivo de nos deitar abaixo...Muita sorte e continuação de boas ideias...Sou super fã da Mercearia de Marvão...Quando voltar a visitar a sua bela terrinha, passarei para dizer um "olá"...

    ResponderEliminar