sexta-feira, 26 de julho de 2013

Os grandes e os pequenos

Ontem recebi no correio um folheto publicitário do E.Leclerc de Portalegre.
Uma promoção só com produtos regionais, o que me parece muito boa ideia.´
Defensora que sou das marcas da terra, estive com atenção a ver preços. Sei o que é a competição em termos de preços no comércio a retalho, sei da dificuldade dos pequenos produtores em colocar os seus produtos nas grandes superfícies. Os contratos que estas grandes lojas fazem são ferozes e quando não são bem geridos muitas vezes podem significar a ruína dos pequenos negócios.
Como em tudo na vida, é gerir e negociar entre as partes
Mas voltando à questão dos preços, verifiquei no folheto em questão que há produtos que eu compro directamente aos fabricantes que surgem com um PVP mais barato do que o preço que eu pago enquanto retalhista...

Se isto é correcto? Se isto é justo? Não. Quem fica a perder? São sempre os pequenos, sempre...
Mas é assim que funciona. Eu sou apenas uma merceeira numa terra com pouco mais de 100 habitantes, não significo muito....não compro em quantidade...
Se eu decidir comprar ao E.Leclerc de Portalegre ainda conseguirei reduzir os preços enquanto o stock durar...
Se me agrada isto tudo? Nada
Mas se é assim que funciona o jogo, que remédio tenho eu, que sou pequena...

Sem comentários:

Enviar um comentário