sexta-feira, 17 de abril de 2015

Festival do Chocolate em Óbidos: mas que grande miséria


Gosto muito de ir a Óbidos. É uma terra com que simpatizo
Imensas vezes comparam Marvão a Óbidos e isso poderia ter gerado antipatia, mas não é o caso. Talvez se deva a uma certa solidariedade de quem compreende o que é viver numa terra especial. Uma terra onde há pouco estacionamento, onde a DGPC e a Câmara regulam tudo e mais alguma coisa, onde sentimos que vivemos dentro de um museu.
E Óbidos tem de facto semelhanças com Marvão e vice versa. É o casario dentro de muralhas, é o castelo imponente, é a ausência de asneiras arquitéctónicas e a falta de habitantes permanentes,
 Mas também tem inúmeras diferenças.
Marvão tem a imponência do rochedo, a altitude, o clima agreste, a tranquilidade,
Óbidos tem a suavidade das flores por todo o lado, tem a situação geográfica e a auto estrada mesmo à porta, e tem muito mais vida.
Ontem estivemos em Óbidos em família, no dia em que começou mais um Festival do Chocolate.
O burburinho na rua Direita era tal que comentei com o marido: Isto mais parece um centro comercial medieval.
E é mesmo isso: Uma rua ocupada com lojas porta sim porta sim. Umas feitas com muita qualidade, outras nem por isso. Uma marca bem definida com produtos chave (ginja, chocolate) É o que Óbidos tem e Marvão também devia ter.

Quando há uns anos ouvi o então Presidente da Câmara Telmo Faria fiquei com inveja porque ele veio cá falar nisso mesmo: A construção da marca, do nome, dos eventos, Alguém que sabia o que queria e conseguiu concretizar. Porque Óbidos vende, e vende muito. E isso requer visão, estratégia, investimento.

Estivemos num exemplo fantástico de bom comércio tradicional: A livraria de Santiago (sim, numa Igreja) e no Alfarrabista/Mercado Biológico do antigo Refeitório da Câmara. Dois espaços que ajudaram na conquista de mais um título para Óbidos. O de vila Literário. Fantástico mesmo!
E outros há, de pastelaria, lojas gourmet e artesanato.
A restauranção...bem, posso ter tido azar das vezes que já estive, mas a sensação que tenho é que é muito básica em termos de qualidade, e extremamente cara.

Mas agora o Festival do Chocolate...perdoem-me os mais sensíveis...mas que grande miséria!
Uma boa organização, calejada com anos e anos de multidões, mas com um conteúdo, do mais pobre que já vi.
Um bilhete caro e pouquíssimos pontos de interesse relacionados com o tema. Aliás, como era o primeiro dia ainda haviam espaços por abrir (tão, tão à portuguesa...). Não se pode cobrar quando não se tem para oferecer...
Uma animação de rua quase inexistente, um castelo vazio (minto, com as estruturas da Feira Medieval/Vila Natal) e quando nos dirigimos ao único espaço próprio para crianças...adivinhem...pedem-nos ainda mais dinheiro!
Por isso minha gente, o meu conselho é que não vão. Não vale a pena, o evento não merece a visita.
As crianças vão com a ideia do chocolate e ficam desiludidas...
Eu acredito que em final de semana haja mais programação, mas em fim de semana também terão mais multidões. Portanto o saldo é sempre mau.
Vale muito a pena ir a Óbidos. Tem recantos de sonho e uma atmosfera única. Há muita coisa boa em Óbidos, muita mesmo. Mas o Festival do Chocolate é uma grande desilusão.

Sem comentários:

Enviar um comentário