quinta-feira, 27 de março de 2014

Manuel Escarameia

Esta semana morreu o sr. Manuel Escarameia. Travou uma luta super corajosa contra um cancro que acabou por derrota-lo.
O Sr. Escarameia foi da PSP, depois contínuo na escola da Portagem e era um grande artesão. Foi ele que fez as canastras onde hoje cá em casa se guarda a lenha.
Para além disso era uma pessoa simples e simpática, característica que o filho João José herdou.
No Outono deste ano, o Sr, Manuel Escarameia esteve em tratamento de radioterapia no Hospital do Espírito Santo, em Évora. O mesmo hospital onde nasceu, e esteve internado, o nosso micro merceeiro, Manuel.
Os tratamentos diários do Sr. Manuel Escarameia exigiram viagens desde a Portagem até Évora e vice-versa com os Bombeiros de Marvão e a companhia constante da nora Cristina.
O tratamento do Sr. Manuel Escarameia permitiu-me a mim, apanhar "boleia" diária com os Bombeiros de Marvão para estar com o meu filho

É bem verdade que em alturas complicadas por vezes a vida dá-nos presentes surpreendentes. A amizade e carinho da Cristina pelo meu bebé são um desses presentes. Até hoje, a Cristina manda-me mensagens a perguntar sobre o nosso guerreirinho. Até hoje ela se lembra de nós, apesar de ainda não ter conhecido o nosso Manuel.

E é com uma sentida emoção que eu penso para comigo, como é a vida. No Outono deste ano que passou, no caminho entre a Portagem e Évora, um Manuel  ia lentamente desistindo de viver, enquanto outro Manuel lutava por começar o seu percurso.

Ao João José e à querida Cristina, os meus sentimentos.
Quando passarem na Portagem, visitem o restaurante J.J. Videira. Não só porque os donos são das melhores pessoas que eu conheço, mas também porque se comem lá umas lulinhas que são uma maravilha.

1 comentário:

  1. A Cristina é mesmo assim. Boa menina para mim, que a conheço de sempre e uma mulher com um coração ENORME.Bj para os 5 merceeiros.

    ResponderEliminar