quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Os compadres - Figuras do Cante Alentejano - peças de cerâmica da Mercearia de Marvão

Em semana de novidades cá fica mais uma:
Andavam na minha cabeça há meses. Mas como os últimos meses foram muitíssimo atribulados tiveram tempo de amadurecer, até que me decidi colocar a ideia no papel* e mostra-la à Maria Joaquim.
Ela disse que sim, que se podiam fazer. Têm o mesmo formato anafado das Gorduchas de Marvão e vêem celebrar uma das mais bonitas expressões da cultura alentejana: o cante.
Têm versão masculina e feminina. Elas de florinha ao peito e eles de lenço ao pescoço.
Não são simpáticos? Eu estou apaixonada por estes bonacheirões de chapelinho e já comprovei que ficam um mimo na prateleira da Mercearia
Os compadres são mais uma peça exclusiva que a ceramista marvanense Maria Joaquim realiza para a Mercearia de Marvão. Como todas as outras, tenho muito orgulho nesta parceria com a minha vizinha :)

* e fiz também o "boneco" por um segundo motivo. Quando lancei as gorduchas fui injustamente acusada de copiar umas outras bonecas. Como se não existissem milhares de figuras de camponesas por este país fora...Quem não deve não teme e não tenho qualquer problema com isso, mas agora desenhei-as. Se acharem novamente que é cópia, tenho muita pena, mas estes compadres são tão da minha cabeça como as gorduchas.
Sabe quem me conhece (e quem conhece minimamente a Mercearia) que imaginação e ideias é coisa que nunca me faltou, já a paciência....

1 comentário:

  1. Parabéns, são muito bonitos. Tenho que ter um, o difícil vai ser escolher.

    Gosto imenso de ouvir o cante alentejano e emociono-me sempre. Mas, para mim, o cante alentejano só no masculino.

    ResponderEliminar