terça-feira, 4 de junho de 2013

O Dia da Criança de Marvão 2013

Se há dia em que ninguém tem direito de falhar é no dia da criança.
Não dá, é impossível, este dia é-lhes devido, é delas.
E falhou-se, no dia da criança de Marvão (na minha singela opinião, claro, que vale o que vale)
Comecemos pela análise do dia: Dia da Criança comemorado no dia 4 de Junho. Como? Porquê? Porque dá jeito aos adultos? Nem dia 31 ou 3?Adiante que nem é o mais importante.Certo...
Depois a escolha do espaço: O Castelo de Marvão!
Um espaço sem grandes sombras e com pouca água, exatamente o oposto do local onde antigamente se comemorava esta data, o centro de lazer da Portagem.
Porquê? sei lá, nem quero saber...
Depois vem as questões das rapas. A mais obvia! Vieram em massa no domingo, fizeram estragos na segunda feira. Não sabiam que também as haveria na terça com o calor a manter-se? É óbvio que sim, e com elas o extra dos mosquitos. Mantiveram os planos com a teimosia própria de quem não quer dar o braço a torcer... e o burro é o que anda a pastar lá pelo albacar?
Não é!
Andou-se a espalhar "produto" na segunda feira à noite! Lindo, mesmo lindo, mesmo que vinte mil especialistas me digam que o "produto" é inofensivo, eu quero os meus filhos num espaço onde este foi espalhado há menos de 24 horas?
Nem respondo...não preciso...
Depois as brigas, as briguinhas de comadres! Aqui entra a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e a direção do Centro Cultural. Quem tem razão?
QUERO LÁ SABER!!!!
Os senhores que briguem nos outros dias do ano, têm portanto imenso tempo para o fazer, mas neste não! Este não é o vosso dia seguramente, este é o dia dos que sonham, dos que acreditam em magia, nos que acreditam no poder de fazer o bem!
Basicamente o que eu sei é que estragaram o dia! Que às 12 horas estavam as crianças a abalar no autocarro para a Portagem.
Acabo com o programa: a educadora da minha filha teve a amabilidade de mo mostrar. Entre outras coisas eu li: Treino Físico; Treino de Tiro; Treino Militar...
M-E-D-O
Ainda ontem comentávamos ao jantar: A blusa deste ano devia então ser com padrão camuflado, se é para levar as criancinhas para a guerra...
Mas não, aí não, exagero meu! As actividades tinham a ver com a temática medieval, de jogos bélicos/tradicionais...vá enfim, bem enquadrados no castelo...E havia gente trajada a rigor, e uma associação/empresa a supervisionar...
Longe vai o tempo do trabalho de equipa entre funcionários da Câmara, em que tudo era pensado, sonhado, executado com a prata da casa...longe vai o tempo...

Se a minha filha me vai dizer que gostou do dia? É obvio que sim, isso é o mesmo que perguntar a quem tem pouco se não ser um pedacinho de alguma coisa...
Deixar uma criança contente não é difícil...
Agora os pais...agora esta mãe... isso são outros quinhentos, e esta mãe aqui não gostou! Nada! E diz com todas as letras!
Porque esta mãe desde que o é, que se envolve, que participa, que está presente nas listas das Associações de Pais. Porque esta mãe quer saber!
E por isso mesmo não aceita para os seus nada menos do que o melhor!
PORQUE NÃO É ESTE O LEGADO!
O legado do dia da criança de outros tempos não são produções milionárias e estrondosas, é tão simplesmente AMOR, DEDICAÇÃO, EMPENHO, É DAR O MELHOR POR ELES.
E isso foi exatamente o que falhou. Preocuparam-se antes  em brigar,  lançar comunicados, dizer mal uns dos outros, deixando o que importa para trás!

Shame on you, meus senhores, shame on you
TODOS! Sem nomear ninguém, porque lá nisso, portaram-se todos da mesma maneira.
E desculpem lá se chateio alguém com este texto, desculpem lá se exagero. Acreditem que não é por maldade. É que eu estava aqui na loja de manhã e apesar dos mosquitos abri um pouquinho a porta quando ouvi o hino.
Era a minha voz...mas já não era, entendem...já não é esta a minha festa. A minha, agora, é vivida através da alegria dos meus filhos. Porque tudo o mais, fizeram por tirar-me.
Para um ano um conselho...vivam mais o dia, vivam-no a brincar, pensem-no como...uma criança!
Vai correr bem melhor

1 comentário: