sábado, 16 de março de 2013

A vida por trás de um balcão

Uma Mercearia é um espaço onde se conversa, onde se trocam ideias, onde se desabafa. É assim tradicionalmente, é assim na vida das terras pequenas.
No início da semana,  uma pessoa que conheço bem foi terrivelmente maldosa ao falar de outra, que também conheço bem e obviamente não estava presente.
E deixou-me a pensar, nisto da natureza humana...haverá pessoas de mau fundo, maldosas? Eu acho que a vida só nos ensina que sim, que as há.
 É obvio que eu também já fui má muitas vezes, por palavras ou acções, mas ainda assim, acho que consigo encontrar uma justificação, uma razão para tal.
Onde fica nesse caso a consciência? Os valores? A educação?
Agora, e quando é sem sentido? Quando mal se conhece o outro e se fazem acusações graves e sem razão de ser?
Numa mercearia há um balcão que nos separa, há o dever de ouvir e por vezes calar,  há o dever de não intervir. Mesmo que custe.
E a prova que custa é que passados vários dias, ainda estou a pensar nisso....

3 comentários:

  1. A vida não é fácil. Não há um livro de instruções. Um manual. Um ponto onde nos possamos agarrar. Temos de ser nós a construirmos a nossa própria vida, dia a dia. E quando a conseguimos construir, olhamos para trás, vemos o nosso trabalho e acaba. Isto se tiver princípio, meio e fim. Se morrermos velhinhos. Se for num repente, ainda tudo se torna mais bizarro.
    Acredito na sapiência do povo quando diz que quem semeia ventos, colhe tempestades. Da mesma forma, defendo que quem semeia o bem, há-de sempre viver em harmonia consigo, com a sua vida e os outros.
    Dizer mal, falar mal é um desporto nacional.
    Que pena que haja tanta pessoa má. Os maus desarmam-se com bondade, calma e frieza.
    Não os podemos deixar vencer. :)

    ResponderEliminar
  2. falar mal de alguem so te destroi a ti mesmo,e eu sempre penso de esta maneira :"si la gente que habla mal de mi supiera lo que yo pienso de ellas, todavía hablarían peor"

    ResponderEliminar