Faz hoje 10 anos e eu estava tão nervosa Já desde Setembro do ano anterior que estava permanentemente em Marvão, depois de um estágio no Arquivo de Portalegre, a preparar a abertura desta casa que sempre chamarei minha.
A Dra. Madalena, o António, a Catarina, os colegas do Museu e do Turismo entre outros, facilitaram-me esta adaptação e este começo cheio de responsabilidade... e o dia correu bem. A casa esteve cheia e eu nunca me atrapalhei.
Há dez anos atrás, de surpresa, tive que fazer uma mini visita guiada ao Sr. Ministro Marques Mendes, que no entanto correu bem, até porque ele está praticamente ao meu nível (falo de altura, claro...)
Há dez anos atrás vi e ouvi pela primeira vez ao vivo, um dos meus poetas preferidos, Manuel Alegre, e apesar do seu ar sisudo e antipático bebi-lhe cada palavra na certeza de estar perante um grande homem.
Há dez anos atrás deu-se um passo em frente na candidatura, que por essa data, ainda parecia um sonho alcançável. Nesse dia, também, Marvão ganhou um livro cheio de palavras e olhares.
Faz hoje 10 anos e tudo mudou. Eu continuo aqui mesmo ao lado, mas tudo mudou.
E aceitá-lo faz parte, embora me custe engolir o facto de tudo ter mudado. No Dia da Criança é o mesmo....
Porque eu não acredito que haja quem se lembre deste dia do mesmo modo que eu me lembro.*
Porque aquilo que é nosso é para sempre.
Parabéns a Marvão pelo 115º aniversário da Restauração do seu concelho!
*(no site da Câmara, no dia de hoje, não se faz notícia deste dia nem da sua comemoração...)