Conceito
Reprodução de uma mercearia antiga, típica das aldeias/vilas alentejanas, onde se vendam não só produtos regionais como também alimentos/bens necessários ao dia a dia de uma comunidade ou pequenas lembranças (artesanato típico) aos visitantes.
Certos espaços bem como certos produtos conseguem contar histórias sobre uma determinada comunidade, sobre as suas vivências, sobre a sua identidade comum. A Mercearia de Marvão tem como intenção valorizar os produtos sobreviventes ao tempo e à massificação do consumo, dar escoamento à produção regional e revelar Marvão enquanto marca e enquanto produto turístico Assim, conseguiremos passar aos nossos clientes uma imagem de qualidade e proporcionar através de uma casa comercial, uma experiência genuína e autêntica.
A ideia de serviço à comunidade local e não só ao turista, pretende manter-se com a venda de produtos de mercearia, serviço inexistente e de inegável necessidade e utilidade.
O local
Situado na Rua do Espírito Santo nº1, junto à praça do Pelourinho e ao edifício da Câmara Velha, no início da rua de acesso ao castelo, o edifício possui no seu rés do chão a típica “loja” das casas marvanenses.
“No piso térreo fica a “loja” dos animais ou oficina, reservando-se a habitação para os pisos superiores. A escada de granito, arranca com dois degraus sob um arco decorado, no canto forma um patim, continuando de tiro perpendicular à fachada e encostada a uma das empenas."
Desconhecendo a antiguidade do imóvel, e as obras lhe foram sendo feitas ao longo dos tempos, sabemos no entanto que em meados do século passado foi ali a sede da Casa do Povo, constituindo assim, o edifício, um importante espaço da vida pública da localidade.
Valências
1. Mercearia
2. Loja de Artesanato
3. Taberna (naturalmente adaptada, à venda de bolos e licores tradicionais)
Mobiliário
Para recrear o ambiente de mercearia é incontornável a existência de um móvel tradicional de mercearia, em madeira , feito à medida para o espaço, colocado na sala principal da “loja”. Para completar este móvel, surge o balcão corrido, de madeira e tampo de mármore.
A máquina de costura antiga, com mesa, será usada para executar trabalhos artesanais ao vivo
No espaço da mercearia, o único mobiliário necessário são prateleiras de madeira a todo o comprimento e altura
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Onde estamos
Subscrever:
Mensagens (Atom)